Inflama O Incompleto Fernando Zanette

8128 palavras 33 páginas
Patologia 4ª Fase – Fernando Netto Zanette – Med. UFSC 13.2
Inflamação
Conceito
A inflamação – também conhecida como processo inflamatório ou flogose (“queimar” em grego) – caracteriza-se como a resposta do organismo a algum tipo de agressão, tendo uma função essencialmente protetora. Ela se mostra uma reação complexa em tecidos vascularizados que consiste nas respostas dos vasos sanguíneos e leucócitos à agressão local, com a finalidade de livrar o corpo não somente da causa inicial da injúria celular (como microrganismos ou toxinas), mas também das consequências de tal dano (a exemplo, células mortas e tecidos necróticos).
Evidencia-se interessante ressaltar que, para que ocorra o processo inflamatório, existem cinco etapas essenciais: reconhecimento do agente agressor, recrutamento das células que auxiliarão no processo, remoção do agressor, regulação da inflamação e resolução. Mais à diante, na classificação básica da inflamação, veremos que nem todos os tipos de processos inflamatórios apresentam uma resolução satisfatória ao organismo.
Em decorrência do fato de que a defesa fundamental do organismo – proteínas plasmáticas e leucócitos circulantes – contra substâncias estranhas ou invasores encontra-se majoritariamente no sangue (existem as exceções, como os fagócitos teciduais), é necessário o recrutamento dessas células para os sítios de agressão. A resposta inflamatória, logo, responsabiliza-se por coordenar as reações dos vasos, leucócitos e proteínas plasmáticas para alcançar esse objetivo.
A resposta vascular e celular da inflamação se apresenta mediada por fatores químicos solúveis – os estimuladores inflamatórios -, que são produzidos por inúmeras células do organismo frente à agressão. A invasão por microrganismos, as células necróticas – independente da causa de morte – e até mesmo a hipóxia podem promover a produção e liberação desses estimuladores, os quais possuem a capacidade de atuar de maneira isolada, em combinação ou em sequência,

Relacionados

  • novo cpc anotado 2015
    326160 palavras | 1305 páginas