Infinity Tower / KPF e Aflalo & Gasperini Arquitetos
Localizado no novo distrito financeiro de São Paulo, próximo à Avenida Faria Lima, este edifício único, com um pé no futuro, estabelece um novo padrão para escritórios no Brasil e já atraiu a atenção mundial.
Anunciado como um “Ícone Arquitetônico” pela comunidade imobiliária da América do Sul, a torre eleva, de forma elegante, aproximadamente 120 metros, ficando acima dos edifícios vizinhos, para estabelecer uma identidade única no skyline de São Paulo. A volumetria do edifício, de natureza náutica, remete a uma escuna com as velas abertas.
“O conceito da metáfora do navio que reivindica seu lugar nas margens da Faria Lima é uma imagem distinta e forte no denso contexto urbano de São Paulo,” de acordo com William Louie, que comandou o design do projeto.
As ‘velas’ do edifício envolvem graciosamente cada pavimento com duas cortinas de vidro curvas, que tem sua força acentuada pelos brises de proteção solar externos que controlam a luz e o reflexo. A curvatura da fachada reforça os ambientes de trabalho e possibilita amplas vistas panorâmicas para a cidade, enquanto que cada pavimento cresce em tamanho na medida em que a torre sobre, para maximizar o aproveitamento nos níveis mais altos. Varandas privativas se estendem ao final de cada curva, criando vistas dramáticas para a Avenida Paulista ao norte e para a Faria Lima ao sul.
Na sua base o edifício se conecta com o contexto urbano através de uma entrada que capta a temperatura da cidade e oferece uma transição tranqüila da sexta cidade mais populosa do mundo. Uma sutil tapeçaria de piscinas refletoras, passarelas sombreadas, jardins e uma entrada coberta levam ao hall principal do edifício, que é cercado por água e acessado por duas pontes. O hall é composto por uma parede de vidro alta e curva e por uma rica paleta de materiais, dentre os quais granitos brasileiros cuidadosamente selecionados e madeira cumarú.
A beleza do edifício é