Infiltração
É o processo pelo qual a água penetra nas camadas superficiais do solo e se move para baixo, pela ação da força de gravidade, até atingir uma camada impermeável, formando um lençol subterrâneo.
V.1 - Distribuição Vertical da Água
A parte superior da crosta terrestre(solo) é normalmente porosa e constituída de minerais, matéria orgânica, ar e água. A quantidade de água presente no solo define se o mesmo está saturado ou não, ou seja, quando todos os espaços vazios do solo (porosidade) estiverem preenchidos pela água, ao invés de ar, dizemos que o solo está completamente cheio d’água.
• Zona de aeração – é a camada superior do solo onde os poros estão parcialmente cheios de água;
• Zona de saturação – camada imediatamente abaixo onde todos os interstícios estão preenchidos por água.
Zona de Aeração
• Faixa de água no solo → de grande importância porque fornece água às plantas. A água é mantida pela atração molecular e pela capilaridade
(vencendo a gravidade). As moléculas de água estão sujeitas a um retorno à
ATM por evapotranspiração (fase de intercâmbio);
• Faixa intermediária → está faixa também retém a água por atração molecular e capilaridade, entretanto, é um armazenamento morto, visto que não pode ser aproveitada para qualquer uso;
• Faixa de Capilaridade → retém a água acima da zona de saturação, opondose a ação da gravidade.
Obs: a fase de descida da água ocorre quando a força da gravidade supera as forças moleculares e a capilaridade.
Zona de Saturação
• é a faixa de água que propriamente constitui a água subterrânea, cujo movimento se deve a ação da gravidade, obedecendo as leis do escoamento subterrâneo. • a água subterrânea pode ser classificada, em função das pressões exercidas, em: lençol freático e lençol artesiano.
V.2 - Fatores que influem na infiltração
Tipo de solo: Quanto maior a porosidade, tamanho das partículas granulares ou estado de fissuração das rochas, maior a capacidade de infiltração (CI).
Cobertura vegetal: A