Inferno: Existe ou não?
A resposta da Bíblia
Algumas traduções da Bíblia usam a palavra “inferno” para verter a palavra hebraica “Seol” e a palavra grega “Hades”; as duas se referem à sepultura comum da humanidade. (Salmo 16:10; Atos 2:27) Muitas pessoas acreditam num inferno de fogo, como ilustrado na figura que acompanha este artigo. Mas a Bíblia ensina outra coisa.
Os que estão no inferno não têm consciência de nada, por isso não sentem dor. “Não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol.” — Eclesiastes 9:10.
Pessoas boas vão para o inferno. Homens fiéis como Jacó e Jó sabiam que um dia iriam para lá. — Gênesis 37:35; Jó 14:13.
A punição pelo pecado é a morte, e não o tormento num inferno de fogo. “Aquele que morreu foi absolvido do seu pecado.” — Romanos 6:7.
O tormento eterno violaria a justiça de Deus. (Deuteronômio 32:4) Quando o primeiro homem, Adão, pecou, Deus disse a ele que sua punição seria simplesmente deixar de existir: “Porque tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Deus estaria mentindo se na verdade fosse mandar Adão para um inferno de fogo.
Criar um lugar de tormento eterno jamais passou pela mente de Deus. A ideia de punir as pessoas num inferno de fogo é contrária ao ensinamento bíblico de que “Deus é amor”. — 1 João 4:8; Jeremias