indústria pira anhanguera desafio parte
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINAS: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO; ECONOMIA
NOME: RAFAEL ALEKSANDER DE JESUS SOUSA RA: 1016433872
TUTOR PRESENCIAL: LUCIANO
DESAFIO PROFISSIONAL: GESTÃO DA EMPRESA DE BEBIDAS PIRA
CAXIAS. MA
2015
INTRODUÇÃO
Através dos estudos realizados ao longo do bimestre nas disciplinas de Economia e Teorias da Administração, tenho como objetivo apresentar a administração das possíveis opções de sucessão e da gestão da Indústria de Bebidas de acordo com os pareceres organizacionais e de modo estratégico.
A Indústria de Bebidas Pira dirigida no modo familiar inicialmente pelo Dr João, como é conhecido, apresenta destaque no mercado nacional após um histórico de crescimento desde o século passado. E agora que o tempo passou este está pensando em se aposentar.
Devido a isso, após a convocação de seus funcionários, faz se necessário a análise da transferência das responsabilidades de gestão que a sua empresa deverá ter para continuar seguindo em frente. Destas estão a primeira vista os seus filhos, Paulo e Iran, que foram indicados pelo próprio dono da empresa.
A problemática aqui se dá pelo fato de os filhos não apresentarem qualificação especializada para a administração e isso preocupou para com o futuro da Indústria, assim um escritório de Consultoria foi solicitado para o plano de sucessão.
Usando um mapeamento dos perfil das capacidades e deficiências dos dois seria possível dizer se eles são aptos para desempenhar o papel de sucessores ou se na verdade é preciso a solicitação de um terceiro personagem para isso.
DELIMITAÇÃO DAS CAPACIDADES
Prahalad e Hamel (BRANDÃO e GUIMARÃES, 2001, p. 10) tratam o conceito de competência, no nível organizacional, como um conjunto de conhecimentos, habilidades, tecnologias, sistemas físicos e gerenciais inerentes a uma organização. Assim, competências essenciais às organizações são aquelas que