Indutância em linhas trifásicas com espaçamento assimétrico
Centro de Ciências Tecnológicas da FURB
Departamento de Engenharia Elétrica
Indutância de uma linha trifásica com espaçamento assimétrico
Ivan Lorenset
Engenharia Industrial Elétrica
15 de junho de 2012
Breve Introdução
Uma maneira de transmitir potencia ou informação é através de estruturas de guiamento. Essas estruturas servem para guiar energia de uma fonte até o destino desejado (fonte para carga). Grande exemplo dessas estruturas são as linhas de transmissão. Linhas de transmissão são constituídas basicamente de dois ou mais condutores conectando uma fonte a uma carga. A distribuição desses condutores pode ter um espaçamento Eqüilátero ou Assimétrico. Neste trabalho abordaremos os efeitos indutivos numa distribuição com espaçamento assimétrico em linhas trifásicas e os parâmetros de uma linha de transmissão cujos problemas utilizarão Teoria dos Circuitos Elétricos, uma das principais teorias na qual é baseada a Engenharia Elétrica.
Linhas Aéreas; breve abordagem mecânica
As linhas aéreas de transmissão de energia elétrica se dividem em duas partes distintas. Uma parte ativa que representa os cabos condutores. E uma passiva, constituída pelos isoladores, ferragens e estruturas, que asseguram o afastamento dos condutores do solo e entre os próprios condutores.
Estruturas para linhas de transmissão
As estruturas são os elementos que dão sustentação aos cabos das linhas de transmissão e possuem tantos pontos de suspensão quanto forem os cabos condutores e cabos pára-raios a serem suspensos pela estrutura. As dimensões estruturais dependem de vários fatores entre os quais se destacam:
Disposição dos condutores
Distancia entre condutores
Dimensões e formas de isolamento
Flechas dos condutores
Altura de segurança
Função mecânica
Forma de