Industria do Petroleo
Industria Petroquímica A indústria Petroquímica é uma área da química que relaciona os derivados do petróleo e a sua utilização. Para surgir o petróleo surgem diversos processos, entre os quais: separação, extracção, refinamento e o tratamento. Nesta indústria é importante a transformação do petróleo na quantidade de produtos possíveis no menor custo e qualidade. Este processo é chamado de refinamento e dá origem ao GPL, Gasolina, Querosene, Diesel, entre outros.
A indústria petroquímica objetiva a transformação do petróleo na maior diversidade de produtos possíveis, com o menor custo e a maior qualidade.
Como o petróleo constitui um conjunto de hidrocarbonetos, este pode mostrar-se em fase gasosa (gás natural), líquida (óleo) e sólida (xisto).
Como processos unitários na extracção do petróleo, encontramos:
Destilação – acontece quando existe o fornecimento de calor, resultando da decomposição do petróleo em produtos finais, como vapores e líquidos. É obtido uma mistura de hidrocarbonetos.
Dentro dos equipamentos de destilação, encontra-se a dessalgadora que separa o produto em líquidos e óleos.
Torre de Destilação atmosférica – separa os componentes da vaporização/condensação obtendo os produtos finais.
Torre de Destilação a vácuo – aquece o resíduo causando a vaporização do gasóleo obtido anteriormente.
Extração – é utilizado com o propano, através de uma extracção líquido-líquido que recupera o óleo rico em asfaltenos. O resíduo resultante deste processo, é usado em óleos combustíveis e no asfaltamento de ruas.
Conversão – é quando são gerados produtos através da quebra de moléculas.
Craqueamento catalítico - é a quebra de moléculas com a utilização de catalisadores, para transformar os produtos mais