Indisciplina na escola
ABERTURA DOS PORTOS
PRAÇA DO COMERCIO
BANCO DO BRASIL
CURITIBA
2011
ALUNAS: LEONICE F. DOS SANTOS
SUSANA
RAPHAELA
ABERTURA DOS PORTOS
PRAÇA DO COMERCIO
BANCO DO BRASIL
Trabalho apresentado á disciplina de História da Educação, do curso de Pedagogia do 3p.
Professor: Dra. Maria Cecília Marins de Oliveira.
CURITIBA
2011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho descreve alguns atos importantes de D. João VI para a história do Brasil. Entre eles a Abertura dos Portos e como isso influenciou a economia do Brasil; as Mesas de Inspeção, que tinham como finalidade a arrecadação tributária; e conseqüentemente a criação do Banco do Brasil, instituição existente até os dias atuais.
ABERTURA DOS PORTOS
O DIA 28 DE JANEIRO DE 1808 SIGNIFICOU QUE O COMÉRCIO DO BRASIL FICAVA ABERTO PARA OUTROS PAÍSES, SEM A INTERMEDIAÇÃO DE PORTUGAL.
A vinda de D.João VI e sua corte foi um dos grandes incentivadores da independência do Brasil. Tentando escapar da expansão napoleônica, a vinda da Corte motivou a criação de leis que detonaram de uma vez por todas o antigo Pacto Colonial, em que o Brasil só podia fazer comércio com Portugal. Era a chamada Abertura dos Portos às Nações Unidas!
Antes da abertura dos Portos, os produtos que saiam do Brasil passavam, obrigatoriamente, pela alfândega em Portugal, assim como os produtos importados a serem enviados para a Colônia. O Pacto Colonial garantia a Portugal o monopólio do comércio exterior da Colônia. Nada se comprava ou vendia na Colônia sem passar antes por Portugal
Revolução Francesa. Ascendência de Napoleão Bonaparte ao poder. Bloqueio continental aos ingleses. Crise