Indices financeiros
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ATPS - ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
MATEMÁTICA FINANCEIRA
Profº: Sidnei Martins Valero
Denis Gransoti RA 3293593471 ted_killers@hotmail.com RA RA
Santa Bárbara d´Oeste
2012
Introdução
Este trabalho tem uma grande importância no dia-a-dia de um Administrador, pois o Administrador é o responsável pela economia da empresa. Neste trabalho estaremos entendendo um pouco melhor a questão a respeito de juro simples e juro composto e suas diferenças, amortização de empréstimos e noções sobre inflação, buscando em exemplos, como lidar com este conhecimento necessário em nossas vidas, tanto profissional quanto pessoal, porque a falta deste conhecimento muitas vezes nos leva a dívidas e gastos desnecessários. Também estaremos expondo alguns critérios para se levar em consideração na hora da tomada de decisão administrativa dentro de compras e gastos com parcelamentos e juros elevados.
Conceito de Valor Presente (P) e Valor Futuro (F)
* Valor Presente: Também conhecido como Capital. É um valor que dá origem a uma aplicação hoje e poderá ser resgatado posteriormente, sendo remunerado por taxa de juro em concordância com o tempo corrido no período.
* Valor Futuro: Também conhecido como Montante. É o valor de uma aplicação, corrigido de taxas para ser resgatado, e é dado pela somatória de juros e do valor presente.
Conceito de Juro Simples e Juro Composto
O juro simples refere-se aos juros que produzem um investimento graças ao capital inicial. Os juros produzidos pelo capital durante um determinado período não se acumulam a este para produzir os juros que correspondem ao período posterior. Ora, o juro simples gerado pelo capital investido será igual em todos os períodos do investimento desde que a taxa e o prazo não sofram alterações.
O juro composto, em