INDICADORS SOBRE O TURISMO NO BRASIL
3.2.2 OBSERVACOES SOBRE O INDICADOR
O indicador adotado “numero de viagens no mercado intero”,visa medir a evolução da demanda e monitorar seu desempenho mediante seu objetivo de fortalecimento do mercado interno.esse indicado,relativo ao coeficiente do mercado interno,e contemplado por dois conjuntos de indicadores,um de condições necessárias e outro de condições internas.
Como indicadores indiretos para medir o fortalecimento do mercado interno o PNT,propõe conjunto de nove variáveis.Três dessas são conhecidos como indicadores principais já que são indicados pela FIPE.São elas Pernoite geradas,permanência media em dia de gastos /capital por dia.Na realidade trata se de indicadores variáveis que detalham viagens realizadas e não constituem portanto indicadores indiretos.
INDICADORES INDIRETOS
A medição indireta do numero de viagens tem por obstáculo principal o fato de que a maior parcela das viagens no mercado interno ocorre fora dos canais de comercialização característico do turismo,na medida em que são realizados por meio de transporte próprio,e , também em meio de hospedagens próprios de amigos e ou parentes.
INDICADOR DE INCLUSAO SOCIAL
Podemos medir este indicador acompanhando o crescimento dos rendimentos ocorridos na camada da população de menor renda,com consequente alargamento da classe media.Neste sentido seria interessante analisar a faixa de rendimento proporcionado pelo turista.
RESULTADO PARCIAIS OBTIDOS
Mesmo não obtendo números não atuais,cabem alguns comentários sobre os resultados obtidos nessa meta onde o crescimento de viagens e de pernoites no Brasil tem uma media de crescimento de 10% a.a.
3.3 CRIAR 1,7 MILHAO DE OCUPAÇÃO
ANO 2002 2003 2004 2005 2006 OCUPAÇÃO FORMAL 1,72 1,73 1,83 1,94 2,01
OCUPAÇÃO INFORMAL 3,43 3,45 3,65 3,87 4,03
TOTAL DE OCUPADOS 5,15 5,18 5,48 5,81 6,04
OBSERVAÇÕES SOBRE O INDICADOR
O indicador utilizado e apropriado para