Indicadores sociais na gestão e implementação das políticas sociais
SERVIÇO SOCIAL
BRUNA RAFAELA SANTANA FERREIRA
MARCIA MENDES DOS SANTOS
INDICADORES SOCIAIS NA GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS
Arapiraca
2010
bruna rafaela santana ferreira
MARCIA MENDES DOS SANTOS
INDICADORES SOCIAIS NA GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Seminários Temáticos V.
Arapiraca
2010
INTRODUÇÃO
No Brasil, o tema “indicadores sociais”, configura-se em uma discussão recente, porém, torna-se cada vez mais evidente a sua importância para o processo de gestão.
A utilização de indicadores sociais apresenta-se imprescindível, uma vez que se trata de “um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas” (Jannuzzi, 2004, p. 15), que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, serviços sociais.
Nesta perspectiva, o presente portifolio apresenta uma descrição do conceito de indicadores sociais, a importância da utilização pelos assistentes sociais para implementação das políticas sociais, à atitude dos profissionais frente ao tema. Neste sentido, o presente portifolio discute a necessidade e o fundamento de um dos elementos indispensáveis ao processo de gestão social, o indicador social.
INDICADORES SOCIAIS NA GESTÃO E IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS SOCIAIS
O aparecimento e o desenvolvimento dos indicadores sociais estão intrinsecamente ligados à consolidação das atividades de planejamento do setor público ao longo do século XX. Embora seja possível citar algumas contribuições importantes para a construção de um marco conceitual sobre os indicadores sociais nos anos 20 e 30, o desenvolvimento da área é recente, tendo ganhado corpo científico em meados dos anos 60 no bojo das tentativas de organização de sistemas mais abrangentes de