Indicadores Básicos para Saúde no Brasil
AGNES MATOS VITORINO
ARETUZA DOS ANJOS SILVA
PRISCILA AMORIM BARBOZA
SANDRA REGINA L. HOSSU
Indicadores Básicos para Saúde no Brasil
UNIVERSIDADE PAULISTA
2010
Indicadores Básicos para Saúde no Brasil:
Conceitos e Aplicações
UNIVERSIDADE PAULISTA
2010
RESUMO
Os indicadores de saúde estudam o comportamento das doenças em uma determinada região, objetivando determinar as medidas de prevenção e controle mais indicadas, adotando as estratégias a serem tomadas para diminuir e controlar a ocorrência da doença em análise.
Os indicadores são propostos como instrumentos de representação da informação, que permitem organizar, sintetizar e utilizar informações, úteis ao planejamento, ao estabelecimento de metas e ao controle do desempenho, viabilizando, assim, a análise de decisões estratégicas e a tomada de decisão.
As modalidades dos indicadores de saúde estudadas são os indicadores demográficos, os indicadores socioeconômicos, as taxas de mortalidade/natalidade, os indicadores de morbidade, assim como seus recursos e coberturas.
Os indicadores demográficos abrangem estatísticas de fecundidade, natalidade e mortalidade, e aborda ainda a saúde, a capacidade funcional e o acesso de idosos à planos de saúde.
Os indicadores socioeconômicos abordam as taxas de analfabetismo, níveis de escolaridade da população, PIB, Taxa de desemprego e taxa de trabalho infantil.
A taxa de mortalidade é um dado demográfico do número de óbitos registrados, em média por mil habitantes, numa dada região num período de tempo, abordando principalmente mortalidade infantil, materna, doenças agudas e crônicas e os grupos de causas.
Sabendo-se que indicadores influenciam o processo saúde-doença, buscou-se analisar a morbidade das doenças, assim como suas incidências e prevalências, através do cálculo da quantidade de doenças adquiridas em um determinado município, por um período de tempo.