india
Conceito de Cultura
Referências Bibliográficas
Páginas
Quem Somos
Índia e suas diferentes visões
22 de Setembro de 2009, 18:16 Filed under: A Cultura Indiana
Uma das civilizações mais antigas do nosso planeta, a Índia é um país de contrastes. A diversidade de línguas, hábitos e modo de vida não impedem que haja uma grande unidade na cultura do país. Ao mesmo tempo em que cada Estado tem seu próprio modo de expressão, como na arte, música, linguagem ou culinária, o indiano é profundamente arraigado ao sentimento de amor à sua nação e tem orgulho de sua civilização ancestral, o que mantém vivas até hoje muitas tradições.
Na cultura indiana o apego aos símbolos é marcante, pois as divindades, com seus muitos braços, cada um deles carregando objetos ou armas, símbolos em si – como o lotus, livro – indicam as direções, na maioria delas representa os quatro pontos cardeais: norte, sul, leste e oeste. Qualquer poder do espírito supremo é chamado deus ou deusa, apesar de Deus ser Uno e Absoluto, e por isso são tantos, pois são muitas as manifestações de Deus.
Outra coisa que importante para entendermos a cultura indiana, é a crença na reencarnação, que para os hinduístas, assim como para muitas outras religiões, é um preceito básico e incontestável. Somente considerando isso é que um ocidental pode entender o sistema de castas. Na filosofia indiana a vida é um eterno retorno, que gravita em ciclos concêntricos terminando no seu centro, coisa que os iluminados atingem. Os percalços do caminho não são motivos de raiva , assim como os erros não são uma questão de pecado, mas sim uma questão de imaturidade da alma.
O ciclo completo da vida deve ser percorrido e a posição da pessoa em cada vida é transitória. Essa hierarquia implica em que quanto mais alto se chega na escala, maiores serão as obrigações. A roda da vida cobra mais de quem é mais capaz. Um Brâmane, por exemplo, que é da casta superior, dos filósofos e