Independencia da Bolívia
Isabela: O Movimento Nacionalista Revolucionário (MNR) foi criado após a Guerra do Chaco entre Paraguai e Bolívia. No fim da guerra, com o esgotamento militar e criticas a classe governante, a oligarquia dos barões de estanho e dos latifundiários, decidem realizar movimentos nacionalistas para essa situação ter fim.
Neste período subiram ao poder uma série de governos de curta duração (1935-1952) de diversas iniciativas e muito contraditórios. O MNR forja uma aliança entre a classe media e setores operários e elabora um plano nacionalista que se desencadeia na tomada do poder, seja por meios democráticos ou através de uma revolução burguesa, para acabar com o sistema político e o modo de produção imperante.
Leonardo :O processo de independência hispano-americano teve início em 1780, quando Tupac Amaru comandou uma insurreição de 60 mil indígenas contra o domínio espanhol. A rebelião só foi totalmente esmagada pelos espanhóis em 1783. Em 1804, escravos revoltaram-se contra a elite branca e proclamaram a independência do Haiti, o segundo país da América a conseguir livrar-se do domínio europeu – o primeiro foram os EUA. Um