IMUNIDADE CONTRA MICRORGANISMOS
1371 palavras
6 páginas
IMUNIDADE CONTRA MICRORGANISMOSCaracterísticas gerais das respostas imunológicas contra microrganismos:
1. A defesa contra microrganismos é mediada por mecanismos efetores da imunidade inata (defesa inicial) e adaptativa (defesa mais forte e sustentada)
2. O sistema imunológico responde de modos distintos e especializados a diferentes tipos de microrganismos para combater com maior eficácia esses agentes infecciosos.
3. A sobrevivência e a patogenicidade dos microrganismos no hospedeiro são fundamentalmente influenciadas pela capacidade dos microrganismos de evadir-se ou resistir aos mecanismos efetores da imunidade.
4. Muitos microrganismos estabelecem infecções latentes ou persistentes, nas quais a resposta imunológica controla, mas não elimina o microrganismo e este sobrevive sem disseminar a infecção.
5. Em muitas infecções a lesão tecidual e a doença podem ser causadas pela resposta do hospedeiro ao microrganismo e seus produtos, mais do que pelo microrganismo em si.
Imunidade contra bactérias extracelulares
Muitas espécies diferentes de bactérias são patogênicas e a doença é causada por dois principais mecanismos: elas induzem a inflamação que resulta em destruição tecidual no sitio da infecção e muitas delas produzem toxinas (endotoxinas: componentes da parede bacteriana ou exotoxina: ativamente secretadas pelas bactérias) que apresentam diversos efeitos patológicos.
A endotoxina de bactérias gram – (LPS) ativa macrófagos e células dendriticas, já as exotoxinas destroem células por vários mecanismos bioquímicos ou interferem na função celular sem destruir a célula ou estimulam a produção de citocinas que causam doença.
Imunidade inata:
1. Ativação do complemento: a peptideoglicana das paredes celulares de bactérias gram + e o LPS das gram - ativa a via alternativa do complemento na ausência do anticorpo. As bactérias que expressam manose ativa o complemento pela via das lectinas.
2. Ativação dos