Império romano
Marco Agripa encomendou a Maison Carrée em torno de 19 aC , durante o reinado de César Augusto. A datação é incerta, mas Agripa é conhecido por ter sido em Gália em 19 aC, e morreu em 12 aC.
Um poderoso e altamente bem sucedido geral, era o homem da mão direita, filho-de-lei, e sucessor pretendido de César Augusto. Ele também foi o patrono da magnífica Panteão em Roma .
Após a queda do Império Romano, o templo permaneceu em uso quase constante, o que garantiu sua sobrevivência. Foram usadas várias vezes como uma igreja, residência privada, estábulos, prefeitura, e arquivos públicos. Tornou-se um museu em 1823. um dos templos mais bem preservadas do Império Romano, é também um dos mais bonito e harmonioso. Construído de pedra calcária local por arquitetos de Roma , o edifício graciosa é elevada em um alto pódio quase 10 metros de altura e abordado por um vôo de escadas monumentais na extremidade oeste. Apesar do nome francês do templo, que significa "Casa Praça", o edifício é, na verdade, retangular - cerca de duas vezes mais longa (82 metros), uma vez que é grande (40 pés).
O bronze inscrição dedicatória foi removido do templo, na Idade Média, mas foi reconstruída a partir dos buracos na fachada. Ele dizia: "Para Caio César, filho de Augusto, Consul, para Lúcio César, filho de Augusto, Cônsul designar, para os príncipes da juventude."
A cela, um pequeno recinto sem janelas feitas de alvenaria de pedra, originalmente abrigava santuário do templo. Hoje abriga exposições.
Imperador Teodósio= achou que deveria fazer a divisão do Império Romano entre seus filhos. Surge aí o nepotismo romano beneficiando o seu filho Honório, que ficou com a parte ocidental, enquanto Arcádio o outro filho ficou com a parte oriental do império. Da decisão de Teodósio surgiram dois impérios.
O Império Romano do Ocidente, com sede em Roma e o Império Romano do Oriente, com sede em Constantinopla. As invasões bárbaras na época eram muito temidas e Roma não conseguia deter