Impressões Sociológicas no Filme "Muito Além do Peso"
a) Podemos dizer que a obesidade infantil é um problema que pode ser colocado como tal porque vivemos em um determinado período histórico. Que elementos da modernidade, discutidos nos textos e nas aulas, aparecem fortemente no documentário?
b) Identifique e exponha o modo como se fazem presentes as formas do individualismo moderno no documentário;
c) Identifique e exponha a visão da sociedade de classes em diferentes falas e situações retratadas no documentário.
Resposta:
No filme “Muito Além do Peso”, dirigido por Estela Renner, é abordado o tema da obesidade infantil, suas causas e consequências, mostrando a influência da lógica de consumo na alimentação das crianças. Porém, diversos de seus aspectos são comuns à rotina do homem moderno em si, podendo ser observados durante o documentário.
Dentre esses aspectos, facilmente são observados o exagero dentro do consumismo, como parte do desenvolvimento do capitalismo em supressão da qualidade de vida, conforme colocado por Hobsbawm no contexto histórico da Europa do século XIX, onde “As cidades e as áreas industriais cresciam rapidamente, sem planejamento ou supervisão, e os serviços mais elementares da vida da cidade fracassavam na tentativa de manter o mesmo passo” (HOBSBAWM, Eric. pp. 224) e a intensificação da vida nervosa nas grandes cidades modernas, pois fazem parte da pauta do filme. No mundo moderno, condições como o excesso de trabalho, o tempo que se perde em locomoção dentro das cidades grandes, o aumento das relações sociais e toda a consequente impessoalidade gerada (SIMMEL, Georg. pp. 577), encontram na praticidade dos alimentos industrializados uma espécie de salvação para pelo menos a alimentação, conforme mostrado no filme. Portanto essa lógica não se fundamenta em princípios que levem em conta a