Impressão 3D e suas Lições de Gestão e Sobrevivência
Equipamentos de impressões também evoluíram muito, desde as lentas impressoras matriciais até as super-rápidas impressoras à laser. Mas uma tecnologia (nem tão nova) está chamando a atenção do mundo, é a impressão 3D, realizada por maquinas compatíveis com essa tecnologia, o processo consiste basicamente na utilização de objetos virtuais que pode ter sido criado por programas de modelação ou scanners 3D, esta tecnologia é considerada como fabricação aditiva, pois o modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.
Este novo meio de construir protótipos rapidamente promete revolucionar também os setores de vendas e logísticas, pois possibilita que em vez de um longo transporte intercontinental, por exemplo, seja substituído pela produção, ou reprodução local. A impressão 3D já vem sendo usada há algum tempo por empresas que precisavam criar protótipos de produtos ou peças para realizar testes e viabilidade, como as montadoras automobilísticas e organizações voltadas à área de Pesquisa e Desenvolvimento que necessitam de objetos de qualidade e precisamente corretos.
Inicialmente, devido ao grande custo destas impressoras, o foco do mercado estava voltado para grandes empresas, que eram capazes de arcar com os altos custos do equipamento, matéria-prima e manutenção, mas com o passara do tempo e evolução da tecnologia essas empresas líderes do mercado de impressoras 3D voltaram sua atenção para a faixa de consumidores não contemplados com o benefício desta tecnologia, oferecendo máquinas cada vez mais baratas e de boa qualidade, estes recursos tornaram-se acessíveis para pequenos negócios, engenheiros, designers, escolas e até mesmo alunos, pois há mais ou menos dois anos, começaram a produzir essas impressoras voltadas ao uso doméstico. Hoje existe um modelo que é oferecido para