Impressao2222222222222222222
23395 palavras
94 páginas
1 INTRODUÇÃOA interdisciplinaridade surge como um caminho apropriado para acabar com o isolamento das disciplinas ministradas em determinado curso e para firmar o trabalho coletivo entre os alunos. Seu objetivo é evitar que o aluno tenha um conhecimento isolado e uma educação compartimentada. Essa interdependência de disciplinas nos ensina que todas elas necessitam uma da outra para o seu desenvolvimento, pois o processo de aprendizagem não pode ser fragmentado em disciplinas isoladas, afinal, elas são dependentes entre si. Um exemplo disso é que para resolver um calculo matemático é necessário saber ler e interpreta-lo, logo, vemos a interdependência entre a matemática e a língua portuguesa.
A utilização desse modo de ensino possibilita um grande desenvolvimento de integração entre diferentes áreas de conhecimento, possibilitando um maior aprendizado para o aluno. A interação entre disciplinas aparentemente distintas complementa ou suplementa a possibilidade de se formular um saber crítico-reflexivo. É através dessa perspectiva que a interdisciplinaridade surge como uma maneira de romper o ensino fragmentado das disciplinas e o conhecimento isolado e limitado de cada uma delas.
A interdisciplinaridade oferece um novo aspecto de conhecimento, uma mudança de comportamento, analisando o ser como pessoa integral, construindo assim, um conhecimento global, capaz de romper os limites das disciplinas. Essa interdependência também pode ser entendida como uma tentativa humana para conhecer como o mundo natural se interage com a sociedade. Ou seja, buscar entender a forma com que o conhecimento racional e o conhecimento sensível se relacionam, e como funciona essa junção entre saberes tão distintos, e, ao mesmo tempo, inseparáveis para a produção de sentido da vida. Para uma aprendizagem eficaz no entendimento da realidade em sua complexidade é preciso se obter um ensino interdisciplinar, abrindo a mente para um conhecimento aprofundado sobre determinado assunto.