GESTÃO DA COMUNICAÇÃO ELETRÔNICA DOS COLABORADORES
Bianca Martinez Medeiros2
RESUMO: o presente estudo tem por objetivo geral analisar a possibilidade de o empregador fazer o monitoramento, controle ou espionagem das mensagens eletrônicas do empregado, considerando o aparente conflito entre direitos fundamentais do empregado e do empregador e eventuais consequências na produtividade. Buscamos discutir as redes nas organizações, seus mecanismos de controle e as questões éticas envolvidas; pesquisar a legislação vigente na área de controle das mensagens eletrônicas especialmente sobre o conflito entre o direito de propriedade e direito à privacidade; identificar como os gestores de TI estão compreendendo e agindo com relação a essas questões. Para isso foram desenvolvidas pesquisa em referências bibliográficas e outras e pesquisa documental, abordando a legislação vigente e posteriormente, foi aplicado também um questionário de perguntas abertas via e-mail com os gestores da área de segurança da informação.
Palavras-chave:. Monitoramento de Mensagem Eletrônica. Direito de Privacidade.
Direito de Propriedade. Segurança da Informação. Gestão da Comunicação
Eletrônica. Espionagem.
1
Artigo de conclusão apresentado como requisito para obtenção do grau de Bacharel em
Administração de Empresas no Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios- IBGEN, sob a orientação da Profa. Dra. Laura Gluer, em julho de 2012.
2
Graduanda em Administração de Empresas pela Faculdade IBGEN.
E-mail: bianca-medeiros@hotmail.com.
1
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Uma das responsabilidades do gestor é estar ciente da legislação vigente sobre os assuntos que ele dirige. E essas decisões também estarem de acordo com a cultura da empresa que colabora. Nesse âmbito, focamos esse artigo sobre o tema gestão da informação - qualidade, compartilhamento e segurança da informação. E delimitamos esse tema como gestão da comunicação eletrônica nas organizações.
Imaginemos que um colaborador passe muito