Importância do inventário de ativos computacionais na auditoria de sistemas
Alunos:
Elder Soares de Almeida
Paulo Roberto Munhoz Filho
Orientador:
Eduardo Alves Moraes
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo sobre a importância de se manter um controle interno dentro de uma organização através da auditoria e também demonstrar os benefícios trazidos pelo inventário de ativos computacionais através de uma ferramenta virtual.
Palavras–chave: Auditoria, Controle interno, Open-Audit.
ABSTRACT
This work aims to develop a study on the importance of maintaining an internal control within an organization through audit and also demonstrate the benefits brought by the inventory of computing assets through a virtual tool.
Keywords: Audit, Internal Control, Open-Audit.
INTRODUÇÃO
Com o crescimento na complexidade das operações de uma organização, aumentou-se também a necessidade de normas e procedimentos internos e externos para manter o controle dos processos.
Os computadores são peças chave na evolução de pequenas, médias e grandes empresas, e são utilizados nas mais diversas áreas tanto na execução de tarefas básicas se analisarmos sob o aspecto da automação de processos de escritório, quanto em tarefas específicas como a distribuição do processamento, centralização da informação através do banco de dados e descentralização do desenvolvimento e criação de sistemas de computadores (GIL, 2000).
Em contrapartida a auditoria também evoluiu, deixando de atuar somente nas áreas contábil e tributária, verificando também a parte operacional, e esta sendo realizada por sistemas informatizados, a auditoria de sistemas computadorizados aparece como um dos principais ramos da auditoria atual. A auditoria de sistemas se apresenta com a função de adequar, revisar e avaliar, levando assim ao aprimoramento dos controles internos dos sistemas de informação da empresa. Avalia também o uso dos recursos humanos, tecnológicos e