Importância da Silvicultura
O setor florestal brasileiro tem como função induzir o desenvolvimento sócio-econômico do país, e contribuir para a manutenção de um alto nível da biodiversidade e do equilíbrio ambiental.
De acordo com o levantamento da FAO (2005), indicava-se uma crescente consciência quanto a importância que as florestas exercem sobre a conservação dos solos, o combate à desertificação, o controle de avalanches e a proteção das áreas litorâneas.
Entre os bens e serviços florestais, são citados: madeira para fins industriais; lenha, produtos florestais não – madeireiros como fibras, alimentos e remédios, conservação de água e do solo, purificação da água e do ar, reciclagem de nutrientes, manutenção da diversidade biológica, mitigação das mudanças climáticas, seqüestro de carbono, recreação, proteção do patrimônio natural e cultural.
O Brasil corresponde ao 4° maior produtor em nível mundial de celulose e o 9° maior produtor de papel. Com o aumento da população e do consumo per capita previsto, estima-se um consumo de madeira da ordem de 3 bilhões de metros cúbicos/ano. O Brasil é tido como um dos mais destacados fornecedores de madeira para o mercado internacional.
O atendimento a demanda futura sem degradar as florestas naturais somente poderá ser conseguido se aumentarmos a eficiência ecológica e eficácia de consumo, da produção, da colheita e da conservação da matéria- prima (destaques para biotecnologia e melhoramento genético).
O setor de florestas plantadas pode constituir-se em importante vetor para promover o desenvolvimento sustentável do meio rural brasileiro. Igualmente importante ressaltar a implementação crescente dos programas de fomento florestal que estão sendo executados pelas empresas do setor florestal, fortalecendo a contribuição do setor para o desenvolvimento rural.
Por: Leiluana Roque Oliva
4° ano de Agronomia
Maringá, 23 de Fevereiro de 2014.