Importância da informática nos diversos setores da produção:
PRODUÇÃO:
O desenvolvimento e disseminação da Informática, como processo de armazenamento e difusão de dados e informações, levou a um amplo debate sobre suas conseqüências nas formas de organização da produção e do trabalho. Segundo muitos autores, o mercado de trabalho no mundo vem passando por modificações profundas, especialmente a partir da década de 90, em função dos novos paradigmas tecnológicos trazidos pela informatização, causando mudanças tanto na dimensão da demanda por trabalho, quanto no perfil profissional a ela adequado.
As transformações trazidas pela informática definem o surgimento de uma “Nova Economia” que já não se restringe à racionalização de procedimentos de trabalho, típica da produção industrial, mas por sua ampla aplicabilidade em todas as esferas de atividades. Segundo Castells, teríamos a partir daí uma nova realidade, por ele denominada de informacional, onde o sistema produtivo se organiza “em torno de princípios de maximização da produtividade baseada em conhecimentos, por intermédio do desenvolvimento e da difusão de tecnologias da informação e pelo atendimento dos pré-requisitos para sua utilização”.
Na sua Pesquisa Anual de Serviços (PAS/2000), divulgada em maio de 2002, o IBGE destaca a importância do que caracteriza como “Setor Informacional”, dentro do universo de atividades do setor de Serviços: composto por “empresas de serviços que atuam nos segmentos intensivos em informação [que] apresentam importância crescente na estrutura econômica dos países em desenvolvimento e estão no centro das profundas transformações produtivas verificadas na economia, gerando profundas alterações nos padrões produtivos, culturais e de consumo”. Reúnem às atividades de informática, telecomunicações, agências de notícias, e produção, distribuição e projeção de filmes.
Por este critério, teríamos as seguintes atividades compondo o segmento de Serviços em Informática:
• Consultoria