Importancia da filosofia para a administração
A Filosofia encontra-se no crescimento do conhecimento pessoal dos administradores, através dele o administrador adquire consciência para separar quais os valores a serem respeitados na busca por sua satisfação pessoal e empresarial, na busca desses valores temos a ética, que é a moral e aqueles valores definidos pela sociedade para o bem, com critérios de justiça e igualdade.
Essa liberdade de pensamento se faz essencial em uma realidade onde as pessoas, em geral, são egoístas e materialistas, onde o dinheiro e o poder influenciam nas decisões e escolhas, principalmente no que diz respeito aos valores morais de justiça e igualdade.
A Filosofia é necessária para o crescimento intelectual e pessoal do administrador. Através dela o profissional adquire consciência para discernir quais os valores a serem respeitados na busca por sua satisfação pessoal e empresarial.
Merece referências a influência dos filósofos gregos, como Platão (429 a.C. 347 a.C.) discípulo de Sócrates, e Aristóteles (384 a.C. 322 a.C.), discípulo de Platão. Ambos deixaram contribuições para o pensamento administrativo do Século XX. Platão preocupou-se com os problemas de natureza política e social relacionados ao desenvolvimento do povo grego. Aristóteles impulsionou o pensamento da Filosofia e no seu livro Política estudou a organização do Estado.
Outros filósofos deixaram importantes