Importancia da contabilidade nas empresas
A bibliografia “Contabilidade Geral” relata o conceito da Contabilidade, afirmando que é a ciência que tem por objeto o estudo do Patrimônio, a partir da utilização de métodos especialmente desenvolvidos para, coletar, registrar, acumular, resumir e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma Empresa. Segundo Eugênio Gonçalves autor do livro, o objeto da contabilidade é aquilo que se constitui em matéria de estudo de uma ciência ou arte, é o Patrimônio em torno do qual a Ciência Contábil desenvolve suas funções, com meios para alcançar sua finalidade. O mesmo afirma que “Sua finalidade é registrar os fatos e produzir informações que possibilitem ao titular do patrimônio, o planejamento de suas ações, fazendo assim parte em toda tomada de decisão da empresa”.
O Planejamento Contábil é importante, entre diversas alternativas que se apresenta como atingir com mais eficiência e eficácia o objetivo almejado. O Controle Contábil é necessário para certificar-se de que a organização está atuando de acordo com os planos e políticas traçados pela administração. Com ele e o planejamento contábil podem-se direcionar as decisões da empresa também em suas operações financeiras. No livro “Contabilidade, Teoria e Prática” o autor relata sobre a constante dificuldade dos empresários em seus gerenciamentos, em questão da área financeira e como esses problemas geralmente estão relacionados a dois aspectos, a falta de recursos e a escolha da melhor alternativa de investimento. É fundamental a existência de informações de suporte à tomada de decisões, assim deve-se discutir a classificação contábil de aplicações financeiras, características básicas de algumas modalidades de aplicações e os procedimentos contábeis aplicados a cada uma das situações.
Com a Contabilidade é possível tomar diversas diretrizes, verificando sempre o planejamento e o controle para que se defina a melhor opção antes de tomar decisões.
Bibliografias utilizadas: