importancia da agua
O ser humano nasce prematuro (inacabamento biológico) necessitando, por isso, de alguns cuidados e interacções para sobreviver e construir progressivamente o conjunto de respostas adequadas à adaptação ao seu mundo. Equipado com um conjunto de importantes capacidades neurais, sensoriais e motoras precoces, como é o caso do olfacto fortemente apurado, por exemplo, o recém-nascido reage de forma dirigida e atenta a estímulos diversificados. O recém-nascido desenvolve também competências sensoriais básicas na visão, na audição, no paladar e no tato. Este conjunto complexo de competências básicas serve um objectivo improvisado: vincula ao bebé as pessoas que cuidam dele.
O que é a vinculação?
A relação privilegiada que o bebé estabelece com a mãe é decisiva para o seu desenvolvimento físico e psicológico sendo os laços que vão construindo designados de vinculação. A vinculação é a necessidade de criar e manter relações de proximidade e afectividade com os outros, é o laço afetivo que se estabelece entre a criança e uma figura específica designada figura de vinculação. Esta relação, que se manifesta pela necessidade de contactos físicos ou de proximidade, seria, tal como a fome e a sede, uma necessidade básica ou primária. Desta forma, acções como chorar, sorrir, mamar e seguir com o olhar, designados como comportamentos de vinculação, constituem os comportamentos adotados pelo bebé para assegurar estas relações de proximidade com as figuras de vinculação. Estes comportamentos são, desta forma, essenciais ao desenvolvimento pessoal do indivíduo pois proporcionam segurança emocional e favorecem a autonomia.
Como se define resiliência?
A resiliência é o processo ou a capacidade de autorestabelecimento, é a capacidade do ser humano de responder de forma positiva às situações adversas da vida quotidiana. Ser resiliente pressupõe ser resistente à destruição, ser capaz de reconstruir e reconstruir-se sobre