Import ncia da organiza o dos per odos do Governo Get lio Vargas e as conquistas da Constitui o de 1988 com a Nova Rep blica
515 palavras
3 páginas
Importância da organização dos períodos do Governo Getúlio Vargas e as conquistas da Constituição de 1988 com a Nova República.A Era Vargas é a período da história do Brasil entre 1930 e 1945, quando Getúlio Vargas governou o Brasil por 15 anos e de forma contínua.
O fim da República Velha, que dá início ao Período Getulista, e é marcado com a Revolução de 1930. E todo o período que se seguiu a ela foi fundamental para que o Brasil deixasse para trás uma história de decadência, baseado em interesses oligárquicos de certos estados da federação.
O Estado Novo (1937 – 1945) cujas raízes se encontram no governo arbitrário de Vargas iniciado após a Revolução de 1930.
Com relação aos órgãos oficiais, destacavam-se o DASP, responsável pela profissionalização da carreira de servidor público e o DIP, responsável pela censura e pela propaganda governamental.
A política trabalhista de Vargas, de caráter claramente populista, suprimiu a luta entre capital e trabalho. Em 1943, deu-se com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
A exemplo de seus governos provisório e constitucional, Getúlio Vargas deu sequência à política de desenvolvimento baseada no nacionalismo econômico e no intervencionismo estatal, procurando modernizar e integrar o Brasil ao capitalismo industrial.
Em 1945, Vargas promulga um Ato Adicional, criando um novo Código Eleitoral, permitindo a criação de partidos políticos e convocando eleições para o final do ano. Em outubro de 1945, temendo-se a criação de uma ditadura popular, Vargas foi derrubado pelos generais Dutra e Góis Monteiro.
Os momentos de transição e mudanças mais significativos da sociedade são marcados pela disputa acerca de projetos e perspectivas sobre aquilo que virá.
Os anos que assistiram o processo de redemocratização do Brasil e que antecederam a Assembleia Constituinte trazem marcas do velho e do novo.
Após intensos debates, a nova Constituição foi promulgada em 5 de outubro de 1988, buscando consolidar a democracia e dar uma