Implantação da nr10
Esta norma fixa as condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas, em suas diversas etapas, incluindo projeto, execução, operação, manutenção, reforma, ampliação e a segurança de usuários e terceiros.
A implantação da NR 10 deve proceder obedecendo as seguintes etapas:
1. Definição de uma equipe multidisciplinar (engenharia de segurança do trabalho, engenharia elétrica, recursos humanos, gerencia de expansão, engenharia de projetos e suprimentos).
2. Coordenação: Departamento de Segurança no Trabalho devido ser a área responsável pela gestão da NR 10, inclusive.
3. Definição de um plano de trabalho
Apresentação resumida da redação da norma (principais itens /aspectos relevantes).
Departamento da Elétrica e de Segurança no Trabalho devem fazer o Curso Básico NR 10 e o Curso Complementar NR 10 quando necessário, antes desta apresentação para que possam assimilar o conteúdo.
As demais partes devem ser informadas, formalmente, sobre suas responsabilidades/importância respectivamente.
Elaborar diagnóstico da NR 10, contemplando todos os 147 itens, subitens, alíneas, legislação complementar, demais NR e requisitos normativos afins.
Criteriosamente, deve-se optar por empresa e/ou profissionais com habilitação, autorização, proficiência e experiência. Preferência para engenheiros eletricistas máster (com mais de 20 anos atuação)
O diagnóstico da NR 10 deve abranger as etapas: verificação de conformidade ou não de todos estes requisitos descritos, fundamentações técnicas/legais, conclusões, justificativas, pareceres, proposições e conclusões. A fase de implantação da NR 10 deve contemplar:
-Projetos, ações e medidas a serem desencadeadas.
-Previsões orçamentárias
-Cronograma/prazos
-Responsáveis
-Prever reavaliação
A avaliação das instalações elétricas não substitui o diagnóstico da NR 10, portanto esta etapa é de suma importância deve