Impactos socio-econômicos da implantação da refinaria premium i¹
Sérgio Oliveira Barros²
Marcelo Melo³ 1 SINOPSE DO CASE
Segundo estudos divulgados pela PETROBRAS, a instalação da Refinaria Premium I, prevista para o período 2010 a 2016 no município de Bacabeira (próximo à Região Metropolitana de São Luís), prevê a geração de 130 mil empregados diretos e indiretos, atingindo o pico de 25 mil empregados entre 2012 e 2013. Em sua plena operação a Refinaria devera processar o equivalente a 600 mil barris de petróleo/dia, cerca de 1/3 da capacidade atual de refino de combustível do país, e deverá exportar a metade de sua produção sob a forma de diesel Premium para o mercado europeu. Só na fase de operação prevê-se a criação de cerca de 1,5 mil empregados diretos e indiretos.
O Empreendimento trará fortes impactos à estrutura produtiva do Estado, abrindo possibilidade de diversificação na matriz industrial. Por ocasião da realização do fórum Empresarial em São Luís, em novembro de 2008, o então Presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielle, afirmou que os impactos da construção de uma grande refinaria como a que será instalada no Maranhão são a principio desestruturantes. O grande volume das obras implicará no deslocamento de grande contingente populacional para os municípios de Bacabeira e Rosário e para os municípios da ilha de São Luís, devendo polarizar uma ampla gama de atividades industriais e de serviços de apoio ao empreendimento.
Com o inicio das obras prevê-se, também, uma vertiginosa expansão da população, com previsíveis elevações dos custos imobiliários e forte pressão sobre a infraestrutura e os serviços sociais. 2 IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE PROBLEMÁTICA
Considerando a circunstância proposta no caso, e os critérios a serem definidos para a concretização das informações que caracterizem os investimentos descritos acima, temos:
A busca de informações que caracterizem os investimentos descritos acima;
Em seguida, à luz dos conhecimentos