IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA PECUÁRIA
A problemática da economia versus meio ambiente é um assunto de séria preocupação e que já há algum tempo tem sido pauta de discussões e políticas voltadas para o chamado desenvolvimento sustentável.
É relativamente recente a preocupação com o meio ambiente, mas tem se mostrado ser um pensamento cada vez mais comum e mais forte nas pessoas. Tendo em vista que, de uns tempos para cá, a sociedade parece ter aberto os olhos para os problemas ambientais que nos cercam e passou a ter, pelo menos até certa medida, consciência pelas suas ações e um temor pelo futuro ainda incerto. As questões ambientais, mais do que nunca, estão sendo vistas através da “sustentabilidade”.
Seguindo essa vertente da sustentabilidade, o presente trabalho pretende mostrar alguns problemas ambientais causados pela pecuária, juntamente com algumas políticas de mitigação.
Sabemos que toda e qualquer atividade econômica possui estreita vinculação com o meio ambiente. A associação entre a atividade econômica e o meio ambiente pode ser observada nas seguintes dimensões: aumento da demanda sobre bens e serviços ambientais (ex.: água, solo, oceanos, biodiversidade, etc.); geração de resíduos e/ou processos poluentes (ex.: indústria de produtos químicos, resíduos da construção civil, etc.); produção de Passivos Ambientais que podem vir a comprometer o meio ambiente (ex.: barragens de resíduos químicos, tanques em postos de combustíveis, etc.).
O setor de criação de animais emerge como um dos dois ou três maiores contribuintes mais significativos para os problemas ambientais graves, em todas as escalas, do local ao global. A criação de animais deve ser o foco principal da política quando se lida com problemas de degradação dos solos, alterações climáticas, poluição do ar, escassez e poluição de água e a perda da biodiversidade.
O agronegócio é um dos setores que mais têm contribuído para o crescimento econômico do Brasil nos últimos anos. A pecuária bovina em particular, tem tido um