imagens radiolígicas
2032 palavras
9 páginas
Escola de Educação Profissional UniversitárioPorto Alegre, 05 de Janeiro de 2015.
CERVICAL - Transoral
Critérios Radiográficos:
Estruturas Mostradas:
O dente (processo odontóide) e o corpo vertebral de C2, as massas laterais de C1 e as articulações zigapofisárias entre entre C1 e C2 devem ser claramente demonstradas através da incidência transoral.
Posicionamento:
Flexão ou extensão ótimas do pescoço, indicadas pela superposição da margem inferior dos incisivos superiores sobre a base do crânio. Nem os dentes nem a base do crânio devem se superpor ao processo odontóide.
Se os dentes estiverem superpostos à parte superior do processo odontóide, reposicione com leve hiperextensão do pescoço ou angule levemente o RC cefalicamente.
Se a base do crânio estiver superposta à parte superior do processo odontóide, reposicione através da leve hiperflexão do pescoço ou angule levemente o RC caudalmente (a base do crânio e/ou os incisivos superiores serão projetados aproximadamente 1 polegada(2,5cm) para cada 5 graus da inclinação caudal).
A ausência de rotação é evidenciada pelas distâncias iguais das massas laterais e/ou dos processos transversos de C1 ao côndilo da mandíbula e pelo alinhamento central do processo espinhoso de C2. A rotação pode imitar patologia mediante aparecimento de espaços desiguais entre as massas laterais e processo odontóide.
Colimação e RC:
Campo de aproximadamente 4 x 4 polegadas (10x10cm) com o processo odontóide no centro do campo de colimação.
Critérios de Exposição:
Exposição ótima deve demonstrar a densidade tanto do osso quanto das partes moles.
As margens e o trabeculado ósseos devem aparecer nitidamente, indicando ausência de movimento.
AP Cervical
Critérios Radiográficos:
Estruturas Mostradas:
Os corpos vertebrais de C3 a T2 ou T3, o espaço entre os pedículos e os espaços entre os discos vertebrais são claramente demonstrados.
Posicionamento:
Ausência de rotação: