imagens de teresina
ARAUJO, Maria Mafalda Baldoíno de. Imagens de Teresina no século XIX, Teresina, UFPI, 1996 Antes Teresina era chamada de Vila Nova do Poti até que em 1852 passou a ser capital do Piauí e mudou seu nome para Teresina, levado pela imaginação de um grupo político progressista liderado por José Antonio Saraiva que acreditava ser esse espaço favorável à comunicação e ao transporte. Sua localização às margens do rio Parnaíba facilitava a comunicação com o interior e os centros civilizados do país. Facilitava a relação política e econômica com a Capital do Império e arrancaria sua dependência comercial com Caxias e São Luís. Novas idéias chegam ao Brasil da Europa e o Piauí participou desse espetáculo em 1858 quando foi lançado nas águas do rio Parnaíba o primeiro barco a vapor, denominado Uruçui, recebido com festa pelo povo. O vapor trazia para a população de 8.000 habitantes, espanto, delírio e prazer. Vaqueiros, pequenos comerciantes, fazendeiros, artesãos, funcionários públicos, vindos de Oeiras a antiga capital, e povoações vizinhas e estrangeiras, habitavam a cidade o que compreende hoje a Praça Marechal Deodoro da Fonseca (Praça da Bandeira) até a Rua Álvaro Mendes, a parte pobre morava em cabanas na beira do rio Parnaíba onde hoje é a Av. Jose dos Santos e Silva. Para a elite o progresso daria à capital uma nova cara, mas a modernização, o progresso, a ordem e a civilização teriam que percorrer um grande caminho.
Na década de 50 a agricultura e o comercio davam seus primeiros passos de crescimento fomentados pela Companhia de Navegação Fluvial Novas barcas (Igaraçu, Poti, Esperança) e vapores como conselheiro Paranaguá agitavam as águas do rio Parnaíba, embarcando passageiros, couros, algodão, tabua de cedro, frutas, cereais e produtos vindos da Inglaterra e França pelo Litoral.
Nos anos 60 Teresina era apenas uma área de mais de um quilometro de extensão, e ganhava estrutura de cidade á medida que eram criadas novas