Iluminismo
O iluminismo foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa nos séculos XVII e XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento das ciências como a química, física e a matemática, e também da filosofia. Conhecido como Época das Luzes, foi o período de transformações na estrutura social, na Europa onde os temais giravam em torno da Liberdade, do Progresso e do Homem. Tento como principal características uma confiança ilimitada na razão humana como instrumento capaz de alcançar a verdade.
Portanto o conceito de iluminismo se define como confiança na razão e nas ciências como motores do progresso. Onde para os iluministas, o iluminismo vai pressupor algo que está escuro e necessita ser iluminado, e o homem se ilumina com o conhecimento cintífico. O escuro é a ignorância e a luz é a do conhecimento. O bem é a ciência e o mal a ignorância.
2. Origem:
As origens do iluminismo, já se encontravam no século XVII, nos trabalhos do françês René Descartes, que lançou as bases do racionalismo, como a única fonte de conhecimento. Acreditava numa verdade absoluta, que consistia em questionar todas as teorias ou ideias pré-existentes. Suas teoria passou a ser resumida na frase: "Penso, logo existo ".
O iluminismo foi um movimento que teve seu ponto de partida na dúvida e nas insatisfações, que eram constantes na Europa, nas duas últimas décadas do século XVIII. Na França, onde o movimento teve maior expressão, os limites feudais se chocavam com o desenvolvimento do capitalismo emergente. A burguesia, liderando camponeses e operários, lançou -se contra a nobreza e o clero e assumiram a direção do movimento.
3. Principais representantes:
Os pensadores iluministas, chamados indistintamente de "filósofos", provocaram uma verdadeira revolução intelectual na história do pensamento moderno. Inimigos da intolerância, esses pensadores