iluminismo
Este novo pensar iluminista não cabia mais dentro de um sistema politico rígido e econômico e no pensamento religioso que dominava a vida intelectual, sobretudo nos países católicos que condenava o interesse cientifico. Para buscar novos caminhos que se colocavam como novas possibilidades, os iluministas romperam com as tradições.
O Iluminismo também conhecido como período das Luzes tinha como pressuposto básico a razão, assim para ser considerado verdadeiro tinha que ser analisado racionalmente e um dos caminhos para isso era a duvida. Assim para resolver essa dúvida eram aplicados vários métodos de analise que levariam ao conhecimento da realidade, pois somente assim poderiam chegar ao conhecimento total, à verdade. René Descarte que criou o método que exerceria forte influencia sobre os iluministas, já que para ele somente através da dúvida conseguiria desvendar a veracidade dos acontecimentos, quando a verdade não é aparente e preciso utilizar o método para trazê-lo à tona. O método utilizado por Descarte foi a analise, síntese e a enumeração, essa formula conseguiria segundo René cobrir todo o campo analisado para não quebrar a ordem progressiva do conhecimento.
De acordo ao movimento das Luzes, as pessoas poderiam construir o conhecimento, e o saber poderia ser utilizado para libertar o homem da escravidão representada pelo temor do desconhecido. Então temos uma visão otimista em que o homem seria capaz de conhecer tudo que existia no mundo e controla-lo.
Esses avanços