Sala de Aula: Reflexão Sistemática da Educação Infantil
Marciele dos Santos Silva1
Tanilla Pereira de Almeida2
RESUMO
O presente artigo discorre sobre uma experiência de pesquisa inicial vivida em sala de aula, por duas estudantes do curso de pedagogia, na qual levaram a reflexão do modelo sistemático utilizado na educação infantil, observando como o professor trabalha interagindo com o aluno, para que a construção do conhecimento seja alcançada.
1. INTRODUÇÃO
Embora a construção do conhecimento se de em todos os ambientes e durante as mais diversas atividades do cotidiano, a sala de aula represente o ambiente formal desse processo. Esse ambiente deve propiciar prazer em estar nele, além de conter elementos facilitadores da aprendizagem e construção do conhecimento.
Além dos elementos físicos e matérias os fatores humanos (relacionamento) e metodológicos são componentes constituintes da sala de aula, sendo assim entende-se por sala de aula a conjunção de todos os elementos eu a compõe.
Assim, o presente trabalho pretendefazer uma abordagem sobre o tema “Sala de Aula” apartir de observações em uma sala de aula de uma creche em Santana do Ipanema, Alagoas, Creche José de Araújo França localizada na Rua Luiz Antônio Pereira da Silva. A pesquisa realizada foi em uma turma de quatro anos com a professora Nariene Queiroz da Silva que estudou na Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL. Destacando alguns conceitos, teorias e enfatizando a sua importânciano processo de ensino aprendizagem. Tendo como finalidade analisar o sistema utilizado pelos profissionais na área de educação infantil, enfatizando o processo de desenvolvimento e aprendizagem desses alunos.
2. CONTEXTUALIZANDO O LOCUS DA ATIVIDADE
Os componentes físicos da sala de aula tanto pode informar como influenciar a prática dos aprendizes inseridos naquele determinado local. É o que sugere Freire ao apontar que “as condições do espaço pedagógico condicionam a educação e o ensino” (FREIRE