iluminismo
Porque surgiu o iluminismo:
Grandes mudanças econômicas e políticas costumam vir acompanhados de transformações no modo de pensar dos homens, principalmente os intelectuais, ligado aos valores da Burguesia.
Como surgiu o iluminismo:
Nos séculos XVII e XVIII na Europa, ganhou força no final do antigo regime e ajudou a mobilizar o poder da razão, a fim de reformar a sociedade e o conhecimento prévio. Caracterizava-se pelo racionalismo, antimercantilismo, antiabsolutismo e o anticlericalismo.
De onde surgiu o iluminismo:
Este novo sistema batizado como o iluminismo; totalmente despertado pelos filósofos Baruch Spinoza (1632-1677), John Locke (1632-1704), Pierre Bayle (1647-1706) e pelo matemático Isaac Newton (1643-1727). Promoveu o intercâmbio intelectual e foi contra a intolerância e os abusos da Igreja e do Estado. De modo geral, esses pensadores defendiam a liberdade, a justiça, a igualdade social; sendo que os Estados defendiam a divisão de poderes e governos representativos.
Com que objetivo surgiu o iluminismo:
Acreditavam que esses elementos eram essenciais para uma sociedade mais equilibrada e para a felicidade do homem.
O Iluminismo floresceu até cerca de 1790-1800,
Consequência do iluminismo:
Muitos autores associam ao ideário iluminista o surgimento das principais correntes de pensamento que caracterizariam o século XIX, Após o qual a ênfase na razão, o iluminismo foi tão importante no contexto histórico, que todos os movimentos sociais, revoluções, correntes filosóficas, artísticas e políticas foram influenciadas pelo iluminismo, do século XVIII até hoje.
Ideais em destaque:
A saber, liberalismo, socialismo, e social-democracia. A liberdade deu lugar à ênfase do romantismo na emoção e um movimento Contra-Iluminismo ganhou força.
Os movimentos políticos e sociais que sofreram a influencia do iluminismo:
1). Vasta influência sobre a vida política e intelectual da maior