Iluminismo
O Iluminismo foi um movimento cultural da elite intelectual francesa, na qual a Razão prevalece como a melhor forma para alcançar a liberdade e autonomia. Eles pediam que fossem criadas escolas para todos e que houvesse liberdade religiosa. Foram eles que inventaram as Enciclopédias, coletânea de livros que reunia todo o conhecimento existente no mundo.
Esse movimento surgiu para reagir ao absolutismo europeu. Na Idade Média, a Razão ainda não existia, porém nos séculos XII e XIII houve sistematização da Razão com o modelo Teocêntrico do Padre São Tomás de Aquino. Nos séculos XV e XVI houve o Renascimento das Artes, com a pintura da Capela Sistina, e a escultura da Pietá em Mármore, com perspectiva em profundidade, pois foram mostradas de maneira racional. E, finalmente, no século XVIII teve início o Século das Luzes, da Razão Crítica. Por fim, no século XIX começou o Romantismo e as emoções ultrapassavam a razão. O Iluminismo declinou, mas foram seus ideais que influenciaram a Revolução Francesa.
Proposta Iluminista
1. Monarquia Constitucional, que enfraquece a autoridade do Rei e dá maior liberdade à população
2. Liberalismo, que amplia as liberdades individuais em detrimento do poder absoluto do Rei.
3. Há liberdade política e econômica. Por causa da acumulação de metais, houve a desvalorização da moeda, o que resulta no desaparecimento no mercantilismo.
4. Igualdade Jurídica perante a lei, ou seja, o objetivo é acabar com os privilégios da nobreza e Universalização da Razão, ou seja, todo o homem é capaz de discutir pela Razão, pois a educação é laica.
5. Todo homem nascia com os conceitos de igualdade e bondade dentro de si, mas cometia falhas graças ao meio e a sociedade em que estava inserido.
Iluministas Famosos
John Locke (1632-1704): Filósofo inglês que não acreditava que Deus escolhia o futuro e destino das pessoas. Para ele, a sociedade era moldada para praticar o bem ou mal.
Montesquieu (1689-1755): Para esse