ILUMINISMO
CONCEITOS E DEFINIÇOES
Foi um movimento originado no fim do século XVII na Inglaterra. Este movimento efetivou-se na Europa especialmente na França no século XVII, representou o ápice das transformações culturais iniciadas no século XIV pelo movimento renascentista.
O Iluminismo defendia o predomínio da razão, único guia infalível da sabedoria, e combatia o absolutismo, a intolerância religiosa, a desigualdade social e a política mercantilista. Os filósofos iluministas criticavam a censura para as manifestações intelectuais e entendiam que a melhor estrutura da sociedade é a mais simples e natural.
O Iluminismo é, para sintetizar, uma atitude geral de pensamento e de ação. Os iluministas admitiam que os seres humanos estão em condição de tornar este mundo um mundo melhor - mediante introspecção, livre exercício das capacidades humanas e do engajamento político-social.Immanuel Kant, um dos mais conhecidos expoentes do pensamento iluminista, fez um texto descrevendo e respondendo a questão: O que é o Iluminismo?
"O Iluminismo representa a saída dos seres humanos de uma tutelagem que estes mesmos se impuseram a si. Tutelados são aqueles que se encontram incapazes de fazer uso da própria razão independentemente da direção de outrem. É-se culpado da própria tutelagem quando esta resulta não de uma deficiência do entendimento, mas da falta de resolução e coragem para se fazer uso do entendimento independentemente da direção de outrem. Sapere aude! Tem coragem para fazer uso da tua própria razão! - esse é o lema do Iluminismo".
PRINCIPIOS DO ILUMINISMO:
• Crítica ao absolutismo
• Acabar com a sociedade estamental
• Crítica a postura da igreja católica
• Defesa da não intervenção do estado na economia
• Defesa de um sistema constitucional