Iluminismo
Locke -> obra " Segundo tratado do governo civil ". Defendia o direito a vida, a liberdade e a prosperidade. Para ele os governos teriam por finalidade respeitar os direitos naturais e, caso não o fizessem caberia a sociedade civil o direito da rebelião.
Voltaire -> obra " Cartas Inglesas ". Defendia uma monarquia esclarecida, ou seja, um governo baseado nas idéias dos filósofos. Criticou a igreja Católica e a servidão.
Rousseau -> obra " Contrato Social ". Era o mais democrático de todos. Para ele a vontade do povo deve expressar-se através de voto e deve prevalecer sobre qualquer consideração.
Dispotismo Esclarecido
Absolutismo / Iluminismo
A partir da 2ª metade do séc. XVIII alguns soberanos absolutistas bastados nas idéias iluministas empreenderam uma política de reformas, usando a modernização, os Estados. Tratava-se de adaptar alguns princípios iluministas das tradições absolutistas.
Principais Disputas Marquês de Pombal ( de Portugal ), Catarina II ( da Rússia ).
Fisiocratas
Defendiam que o Estado não deveria interferir na economia ( liberalismo econômico - laissez faire, laissez passer ) consideravam a Terra e não o trabalho a principal fonte de renda. A agricultura era a principal unidade de produção. Sendo a indústria e o comércio atividades esteres. Ex: Duesnay.
Adam Smith, preocupou-se em sistenalizar a análise economica. Coordenava o mercantilisto. Alegava que com a concorrência, a divisão do trabalho e o livre comércio se avançaram a justiça social. Considerava o trabalho e não teria a principal fonte de riqueza.