Iluminismo
Curso: Direito
Disciplina: Formação do Mundo Contemporâneo
Professora: Marina Freitas
ILUMINISMO, LIBERALISMO E DESPOTISMO ESCLARECIDO
1. O Iluminismo é um movimento de renovação cultural, cujas idéias iam ao encontro das aspirações burguesas. Iniciou-se na Inglaterra no século XVII e atingiu o seu apogeu na França do século XVIII, expandindo-se por outras regiões da Europa e influenciando a América. Seus adeptos defenderam a popularização do conhecimento e a valorização da razão em detrimento do teocentrismo medieval; opuseram-se ao absolutismo monárquico, ao mercantilismo e à sociedade estamental do Antigo Regime. As idéias iluministas abriram caminho para a Revolução Francesa, a Revolução Americana e os movimentos de independência da América Latina.
2. O Iluminismo, também denominado Filosofia das Luzes ou Ilustração, representou a culminância de um processo que se iniciou com o Renascimento, quando a razão foi usada para descobrir o mundo. Nos séculos XVII e XVIII, os iluministas passaram a usar a razão para compreender o homem inserido no contexto da sociedade.
3. Como o Renascimento, o Iluminismo expressou, em última instância, a ascensão da burguesia e de sua ideologia.
4. A filosofia iluminista preocupou-se com o estudo da natureza, do homem e da sociedade. a) Os iluministas eram deístas[1], mas acreditavam que a crença devia ser racionalizada. b) Achavam que os homens eram iguais perante a natureza e que as desigualdades eram provocadas pela sociedade.
5. Fundamentos importantes: a) Limitação do poder do soberano; defesa de um sistema constitucional como meio de determinar os direitos e deveres dos governantes e dos governados; b) Rejeição da Teoria do Direito Divino dos Reis; c) Crítica dos privilégios de classe; rejeição dos privilégios da nobreza e do clero, especialmente no que diz respeito ao pagamento de impostos diretos; d) Defesa da não intervenção do Estado na economia (Liberalismo