Iluminismo e positivismo
A realização deste trabalho acadêmico tem como objetivo principal explorar a temática – Sobre os Princípios éticos do Iluminismo e Positivismo – Como fonte de informação filosófica, preocupando-se em apresentar uma descrição concisa das reivindicações dos movimentos estudados, contendo suas idéias e conquistas, de maneira clara e objetiva.
Ambos os movimentos influenciaram sistematicamente a vida política de suas épocas, gerando influência global de suas reformas, obtendo gerações marcadas pela transformação, mudanças de valores e pensamentos. Onde de um lado propunha a reforma social, do outro apoiava a organização social, visto que em períodos diferentes as dificuldades se modificavam, percebe-se ainda que havia em comum os objetivos que se convergiam em prol das camadas populares e sua ordem.
A importância atribuída à mudança da sociedade, enxergando um plano de vida melhor, mais justo e mais feliz, podemos então refletir em ideias Iluministas e Positivistas para engajar na luta dos problemas sociais, visto que a relação entre ambos está ao lado da classe trabalhadora.
2. ILUMINISMO
Movimento que surgiu através do progresso intelectual atingido no século XVIII, na França, deveu-se a fatores decorrentes dos principais movimentos econômicos e culturais da história europeia desde o fim da Idade Média. Sendo assim, as conquistas no campo da filosofia e da ciência nesse período se juntaram com as novas atitudes da elite intelectual da época, que culminou na Revolução Intelectual.
Imagem 1: A liberdade guiando o povo.
Óleo sobre tela de Eugene Delacroix, 1830. Fonte: Internet.
Tal movimento marcou gerações, devido seu alcance global, tendo seus resquícios mais significativos como a valorização da razão, a predominância da ciência, a crença no aperfeiçoamento do homem, a liberdade política, econômica e religiosa como influências de bases conceituais até os dias atuais. Sendo