ILHAS DE CALOR
O que são ilhas de calor?
Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. São Paulo e Rio de Janeiro são duas cidades brasileiras que são ilhas de calor.
(Curiosidade) Em São Paulo, por exemplo, já chegou a ser registrada uma diferença de 10º Celsius entre uma temperatura medida no centro e na periferia da cidade, enquanto que a média mundial é de 9ºC.
Problemática
Uma cidade com grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar fica baixa nestas áreas que são ilhas de calor. O problema é que, a substituição da vegetação pelo asfalto e concreto faz com que a radiação solar seja absorvida por estes materiais e convertida em ondas de calor que ficarão armazenadas, em grande parte durante o dia, escapando à noite. A construção de prédios cria uma barreira para os ventos não deixando que o calor seja dissipado.
(Curiosidade) O asfalto pode chegar a 46ºC em um dia de verão enquanto que a grama não ultrapassa os 32ºC.
Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas. Os fatores que favorecem o aquecimento da temperatura são: pouca quantidade de verde (árvores e plantas) e alto índice de poluição atmosférica, que favorece a elevação da temperatura.
A presença de material particulado no ar, proveniente das chaminés de indústrias e escapamentos dos carros cria uma camada que barra a reflexão natural da maior parte dos raios solares. A oscilação de temperatura entre o centro de uma grande cidade e uma zona rural pode variar entre 4°C, 6°C ou até mesmo 11°C; o que proporciona muitos inconvenientes à população em virtude dos incômodos que o calor excessivo provoca, sem contar que ocasiona um significativo incremento no consumo de energia elétrica, usada