IIS 6 e FTP
Parte 1
Objetivos
Esta é a Parte 1 de uma série de tutoriais sobre o Internet Information Services versão 6.0 (IIS
6.0), o Servidor Web da Microsoft.
Pretendemos, nessa série de tutoriais, abranger todos os aspectos da arquitetura, instalação, administração e configuração dos serviços disponíveis pelo IIS e mostrar sua importância no mundo atual que, cada vez mais, migra para globalização de recursos e tecnologias.
Nesta 1ª parte abordaremos a arquitetura do IIS 6.0 e sua instalação padrão. Em outras oprtunidades abordaremos em detalhe os seus recursos mais utilizados com dicas e técnicas de melhores práticas.
Introdução
Nos últimos 3 anos, tem sido muito claro a intenção das corporações em migrar, senão todo, grande parte de seu ambiente colaborativo para as tecnologias que envolvem a Internet. Não somente pela diminuição de custos que isso representa na maioria dos casos como também pelas facilidades imensas de acessibilidade, padronização e portabilidade que este ambiente fornece.
Grandes fornecedores de softwares e soluções corporativas têm voltado seus olhos para a migração de seus Sistemas de Gestão para essa plataforma. É o caso, por exemplo da SAP - com o
MySAP e Netweaver - da IBM, com o WebSphere, e da própria Microsoft com a plataforma .NET, por entenderem que dessa forma, com a diminuição de custos e aumento de valor agregado, podem desembarcar na terra das pequenas e médias empresas (Small and Medium Business) com valores competitivos e acessíveis a esse nicho de mercado.
Com o anúncio da Microsoft sobre tornar os documentos do Office v.12 padrão XML, certamente o IIS terá um lugar ainda maior de destaque no cenário empresarial. Produtos como o SharePoint Portal e Sharepoint services e o WSUS, para citar somente os da Microsoft, já evidenciam o papel de importância que o IIS tem e terá na área de WebServers.
Desse modo, é de vital importância o entendimento,