Igreja São Francisco de Paula
São Francisco de Paula, fundador da Ordem dos Mínimos no século XV, dedicou toda sua vida ao exercício da caridade e da humildade. Por isso encontramos por toda a igreja o nome CHARITAS.
A igreja foi projetada por Manuel Alves Setubal e tem um estilo pombalino, além disso submete-se aos princípios "civilizatórios" cosmopolitas de volta ao passado, numa conjugação de arquitetura clássica e barroca.
DENOMINAÇÃO
Igreja São Francisco de Paula
DENOMINAÇOES ANTERIORES
Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula, devoção originária da Calábria italiana onde viveu o santo fundador no séc. XV
ENDEREÇO
Largo de São Francisco, Centro - Rio de Janeiro (RJ)
PROPRIETÁRIO
Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula
PROPRIETÁRIOS ANTERIORES
Não houveram
DATA DA CONSTRUÇÃO
1756- Ordem Terceira dos Mínimos de São Francisco de Paula
1759 a 1801- Igreja São Francisco de Paula
1861- A igreja foi inaugurada oficialmente por D.Pedro II e D.Teresa Cristina.
INTERVENÇÕES
A igreja foi projetada por Manuel Alves Setúbal
As talhas tanto da capela mor quanto da capela de Nossa Senhora da Vitória foram feitas pelo Mestre Valentim
A fachada foi alterada por Antonio de Pádua e Castro após a metade do séc. XIX quando imprimiu-lhe elementos de caráter clássico associado ao frontão curvilíneo, típico da arquitetura barroca.
O retábulo-mor, da capela mor, foi posteriormente alterado por Antônio de Pádua e Castro, que realizou também a decoração em talha da nave única da Igreja, inclusive os retábulos laterais, que contam a história de São Francisco de Paula.
Entre os anos 1855-1865, Chaves Pinheiro esculpiu, em madeira, os 12 apóstolos em um painel no teto da nave única e executou com Almeida Reis.
Manuel da Cunha, um escravo que conseguiu aperfeiçoar suas técnicas na Europa e comprar sua alforria, fez as pinturas das paredes da capela de Nossa Senhora da Vitória .
ESTADO DE CONSERVAÇÃO
A Igreja São Francisco de