Igreja Pentecostal
Origem
Igreja Pentecostal é um movimento cristão protestante que dá grande relevo ao Dia de Pentecostes e que apresenta algumas diferenças em comparação com outras denominações.
O movimento pentecostal começou em 1906, em Los Angeles, quando William J. Seymour pregou, dando origem ao Avivamento da Rua Azusa. Os elementos da Igreja Pentecostal consideram o batismo no Espírito Santo essencial no caminho da salvação.
O termo pentecostal tem origem na palavra Pentecostes, que é uma festa cristã que ocorre 50 dias depois da Páscoa, encerrando o ciclo das festas. Comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos, onde surgiram "línguas de fogo" sobre a cabeça dos apóstolos, sendo que as pessoas que receberam o Espírito Santo começaram a falar em línguas. Este episódio é descrito em Atos dos Apóstolos 2:1-13.
Doutrinas
Igreja Pentecostal é aquela Igreja que está fundamentada doutrináriamente, única e exclusivamente na Bíblia Sagrada, dai, abordar o pentecostes, pois isso é bíblico. Pentecostal ainda, é aquela Igreja que busca os dons do Espírito Santo para a edificação da Igreja e, quais seriam esses dons? Seriam: 1) Sabedoria; 2) Ciência; 3) a Fé; 4) dons de curar; 5) operação de maravilhas; 6) profecia; 7) discernimento de espíritos; 8) variedade de línguas; 9) interpretação de línguas.( 1 Corintios 12 . 8-10). Tudo isso é alcançado de maneira sobrenatural independente de qualquer conhecimento humano, classe social ou status quo. É uma manifestão espiritual do Santo Espírito de Deus, dado aos servos fiíes nascidos de Novo em Cristo Jesus. Uma Igreja pentecostal busca esse dons e os desenvolve na Igreja para Edificação do Corpo de Cristo que a sua Igreja Invisível, indepente de placa denominacional.
Os grupos pentecostais têm apresentado grande crescimento no Brasil. São unânimes quanto às doutrinas cristãs básicas, tais como: pecado original, penas eternas, salvação pela fé, escatologia, santificação. Além disso, têm alguns traços