Igor Aviz
AULA 18 - GRÁFICOS
Esboçar, interpretar e transformar gráficos de
É
possível
generalizar:
se
x, y f x ,
e
g x f x a , então (x; y + a) g(x). Ou seja,
vestibulares. Especificamente no vestibular da
UFRGS, uma parcela considerável de questões
a unidades para cima, se a > 0
g x f x a
a unidades para baixo, se a < 0
aborda tais conhecimentos. Aqui, iremos revisar conceitos já discutidos e abordar certas propriedades
Deslocamento Horizontal
funções são habilidades habitualmente exigidas em
que são muito importantes para se obter um bom desempenho. TRANSFORMAÇÕES
Voltemos à função f(x). No entanto, considere agora uma função g(x) que se diferencia de f(x) pela soma ou subtração de um valor constante na variável x. Por exemplo, g x f x 2 .
Deslocamento Vertical
O gráfico de certa função f(x) está representado abaixo. Não esqueça que f(x) é a notação utilizada para destacar que a variável y tem seu valor dependendo do valor de x. Assim, f(x) e y são equivalentes. A equação g x f x 2 equivale a dizer que ambas as funções apresentam o mesmo valor de y para diferentes valores de x. O fato de estar sendo descontado 2 exige que seja aumentado o valor de x necessário para se obter determinado resultado.
Como x aumenta no sentido do eixo horizontal, tal variação implica um deslocamento horizontal de 2 unidades para direita do gráfico de f(x).
Queremos analisar o gráfico de outra função g(x) que se diferencia de f(x) pela soma ou subtração de um valor constante. Por exemplo, g(x) = f(x) + 3.
No caso de um parâmetro positivo, o raciocínio é o
A equação g(x) = f(x) + 3 pode ser interpretada da seguinte maneira: para o mesmo valor de x, o valor de y da função g(x) supera o valor de y da função f(x) em três unidades. O efeito visual gerado corresponde a uma translação vertical no gráfico original.
mesmo e o efeito é contrário. Seja