IFSP diferenciador
Kauê Piccelli da Costa
Otavio Botelho
Lucas Blanco
ELETRÔNICA
Experimento: Amplificador diferenciador com amplificador operacional
Guarulhos
2014
Objetivo:
O objetivo desse experimento( amplificador diferenciador com amplificador operacional) é analisar a diferença de onda, em relação a saída e a entrada, e calcular o erro percentual da tensão de saida prática a tensão de saida teórica.
Descrição resumida do experimento:
Foi feito a simulação do circuito no software Multsin. Após o ajuste do gerador de sinal para 1kHz e para 2Vp de amplitude e forma de onda triangular e duty cicle de 50%, o mesmo foi conectado a entrada inversora do amp op. Então foi medido a saída do amplificador operacional e comparado com a entrada mo osciloscópio, permitindo perceber tanto a amplificação de sinal quanto a mudança no tipo de onda criada no processo.
Imagem do circuito montado no Multsim.
Dados do experimento:
3- tensão vpp medida na saída do amplificador = 7,5Vpp
Forma de onda quadrada
Erro[%]= |Vp|-|Vt| x 100 = 1,06% |Vt|
Vp - Valor de tensão prático = 3,8Vp
Vt - Valor de tensão teórico = R1 x C1 x Vt [in] [Vpp] = 3,76Vp T/2
Imagem do osciloscópio comparando a entrada (gerador de sinais, canal 1) em forma de onda triangular com a saída (saída do amp.op., canal 2) em forma de onda quadrada.
Analise do resultado:
A saída do AmpOp é uma tensão proporcional à diferença de tensão entre as suas entradas não inversora e inversora. E foi constatado que a montagem inversora resulta em um ganho de tensão negativo, no caso um erro(em porcentagem) de 1,06%, tendo pouca diferença de tensão do medido pro calculado. Mas após a primeira amplificação existe outro AmpOp para fazer a inversão do sinal de tensão de negativo para positivo.
Conclusão:
O amplificador operacional quando usado com um capacitor ligado