IFG GOias
LÍNGUA PORTUGUESA - Os textos de interpretação abordam assuntos atuais e podem estar ligados ao tema da redação. Para os testes gramaticais, a dica é caprichar no estudo de crase, acentuação, concordância verbal e nominal, uso de pronomes relativos e o imperativo. Os verbos impessoais (haver e fazer) também merecem dedicação especial. Outra dica é o aportuguesamento de palavras estrangeiras.
LÍNGUA ESTRANGEIRA/INGLÊS - questões de gramática e de interpretação de textos. É preciso caprichar no vocabulário. Atenção para o emprego do gerúndio, da voz passiva dos verbos, com a correlação de tempos, com a cláusula if e com pronomes relativos e reflexivos. Segundo os professores, a question tag – pequena contração no final da frase – tem confundido muito os vestibulandos.
GEOGRAFIA - A realidade mundial. Seis pontos devem ser observados. O primeiro está ligado à questão agrária do Brasil. A estrutura fundiária e as principais áreas de conflito (destaque para o Pontal do Paranapanema, SP, a desigualdade social e da violência urbana. A questão ambiental e o desenvolvimento sustentável fazem parte do terceiro foco de estudos. Os outros três pontos são a globalização, o crescimento demográfico e os domínios morfoclimáticos .
BIOLOGIA - É preciso ficar atento à engenharia genética (transgênicos e a recente decodificação do genoma humano). A genética que envolve grupos sangüíneos (herança e sexo) é bastante cobrado nas provas, assim como as síndromes. Dentro da citologia, a relação organela celular e função, a divisão celular (mitose e meiose) e mecanismos de transporte pela membrana plasmática (osmose, difusão etc). Na botânica, atenção para o ciclo reprodutivo de pteridófitas e briófitas e para grupos vegetais como gimnospermas e angiospermas. Na fisiologia animal, a aposta é nos sistemas digestivo e circulatório. Na vegetal, a fotossíntese. Conceitos de ecologia como a relação ecológica, sucessão ecológica (cadeia e teia alimentar) e regiões biogeográficas