ifa odus
OS PRIMEIROS DEZASSEIS ODUS DE IFÁ
PARA INICIANTES NO ESTUDO DA
ADIVINHAÇÃO DE IFÁ
PELO AWO OLOWASINA KUTI
EGBE IFÁ OGUN TI ODE REMO
Traduzido por:
Graça de Oxaguian – 16-07-2001
Introdução Em 1989 viajei para Ode Remo e fui abençoado com a iniciação na sociedade dos tradicionais adivinhadores, chamada Ifá. Na altura da minha primeira viagem a África, eu considerava-me algo como uma autoridade em Ifá porque eu lia todos os livros que conseguia encontrar sobre este assunto em inglês. Como sou um produto da educação americana, eu falsamente assumia que como tinha lido muito numa área de conhecimento em particular, eu tinha muito conhecimento sobre o assunto. Fiquei chocado e humilhado no meu primeiro dia em Ode Remo. Depressa verifiquei que as crianças da vila sabiam mais sobre Ifá do que o que vinha em todos os livros que eu já havia lido. Isto para mim significa que a idéia dos mais velhos foi a de testar a minha capacidade de avaliação e entendimento por mim próprio.
Alguns americanos vão a África, são iniciados, voltam para os Estados Unidos e assumem que a sua experiência ritual os torna “experts”, sábios sobre o assunto. É claro para mim que a primeira função da Iniciação em Ifá é para receber a autorização para um estudo sério e conscencioso do ritual Yoruba tradicional. Estes estudos envolvem os mecanismos do sistema e o receber directrizes dos meus professores para o desenvolvimento do bom carácter.
Ifá é uma tradição oral. Para mim é claro que o método de ensino usado numa tradição oral é para as crianças de 6 anos ensinarem as de quatro e as de oito ensinarem as de seis e assim por diante. Aprender Ifá numa família tradicional Yoruba começa normalmente na idade de 7 anos. Apesar de na altura ter quarenta anos, compreendi que a única maneira de começar a estudar seriamente Ifá era começar a apreender com as crianças. Na minha primeira viagem a Ode Remo a maior parte da minha instrução