Idraulica irrigação e drenagem
DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA
CURSO DE AGRONOMIA
JOAO BATISTA DE SOUZA DIAS
IRRIGAÇÃO
Cáceres- MT
Setembro 20010
JOAO BATISTA DE SOUZA DIAS
IRRIGAÇÃO
Trabalho apresentado ao curso de Agronomia
Disciplina hidráulica irrigação e drenagem
Professora: keller Regina
Cáceres- MT
Setembro 20010
2
1–Introdução.
A quantidade de água existente na natureza é finita e sua disponibilidade diminui gradativamente devido ao crescimento populacional, à expansão das fronteiras agrícolas e à degradação do meio ambiente. Sendo a água um recurso indispensável à vida, é de fundamental importância a discussão das relações entre o homem e a água, uma vez que a sobrevivência das gerações futuras depende diretamente das decisões que hoje estão sendo tomadas.
Com o crescimento populacional, a humanidade se vê compelida a usar a maior quantidade possível de solo agricultável, o que vem impulsionando o uso da irrigação, não só para complementar as necessidades hídricas das regiões úmidas, como para tornar produtivas as áreas áridas e semi-áridas do globo, que constituem cerca de 55% de sua área continental total.
Atualmente, mais de 50% da população mundial depende de produtos irrigados.
Denomina-se irrigação o conjunto de técnica utilizada na agricultura que tem por objetivo o fornecimento controlado de água para as plantas em quantidade suficiente e no momento certo, podendo substituir as chuvas, assegurando a produtividade e a sobrevivência da plantação, complementando a precipitação natural, e em certos casos, enriquece o solo com a deposição de elementos fertilizantes destinadas a deslocar a água no tempo ou no espaço para modificar as possibilidades agrícolas de cada região.
2-Histórico da irrigação
A origem da irrigação deu-se com as antigas civilizações com origem de regiões áridas, onde a produção agrícola só era possível com irrigação, assim grandes aglomerações há mais de 4000